sexta-feira, 29 de março de 2013

INTERPRETAÇÃO: MULHERES DE ARGEL




Autor: Eugène Delacroix
Data de criação: 1934
Dimensões: 180 x 229 cm
Período artístico: Romantismo

Quadro pintado por Eugène Delacroix em 1834, após uma visita ao Marrocos, no qual ele representa um harém particular que teve a honra de visitar durante sua viagem.
Na pintura, estão presentes quatro mulheres, das quais três são brancas e uma negra. A mulher mais à esquerda, tal como as outras brancas, está sentada no chão, apoiada em almofadas, com o rosto parcialmente imerso em sombra e com um semblante sereno; as outras duas estão sentadas mais ao lado, mais próximas uma da outra. Uma delas aparentemente está se preparando para fumar um narguilé, enquanto é observada pela mulher mais próxima. As três estão trajadas de modo semelhante: com roupas de tecidos finos, mais volumosos na parte de baixo, com cores em tons pastel. As duas primeiras à esquerda usam mais jóias que a terceira, que usa ornamentos mais delicados, a ponto de usar somente uma flor em seus cabelos.
Há ainda uma quarta figura humana na imagem: uma mulher negra, de aparência servil, que está em movimento, com o rosto virado na direção de uma das mulheres sentadas, provavelmente atenta a uma ordem. Usa trajes menos delicados que as outras mulheres, e também diferente das outras, não está descalça. Também usa jóias, mas em menor quantidade, comparado ás outras mulheres. As quatro figuras encontram-se em um ambiente informal, em um cômodo de um apartamento. No chão há alguns tapetes e almofadas, mas estes não cobrem completamente o chão do cômodo; as paredes são feitas de azulejos em tons de azul e amarelo e há também um armário parcialmente aberto, com portas alaranjadas que estão entreabertas, mostrando que o conteúdo do armário é algo feito de vidro ou metal, pois possui brilho. O apartamento também possui um espelho na parede e uma espécie de cortina feita de um material mais forte, que aparentemente separa o compartimento no qual as mulheres estão de outro.
O quadro transmite a ideia de exótico, mulheres orientais em um ambiente oriental, que pela luz e posição das três mulheres transmite calma, mas também sensualidade. Quanto ao estilo da pintura em geral, observa-se uma composição assimétrica, com predomínio de cores escuras em algumas áreas, mas também tons pastel, resultantes de uma fonte de luz natural, realista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário