Autor: Eugène Delacroix
Data
de criação: 1934
Dimensões:
180 x 229 cm
Período
artístico: Romantismo
Quadro
pintado por Eugène Delacroix em 1834, após uma visita ao Marrocos, no qual ele
representa um harém particular que teve a honra de visitar durante sua viagem.
Na
pintura, estão presentes quatro mulheres, das quais três são brancas e uma
negra. A mulher mais à esquerda, tal como as outras brancas, está sentada no
chão, apoiada em almofadas, com o rosto parcialmente imerso em sombra e com um
semblante sereno; as outras duas estão sentadas mais ao lado, mais próximas uma
da outra. Uma delas aparentemente está se preparando para fumar um narguilé,
enquanto é observada pela mulher mais próxima. As três estão trajadas de modo
semelhante: com roupas de tecidos finos, mais volumosos na parte de baixo, com
cores em tons pastel. As duas primeiras à esquerda usam mais jóias que a
terceira, que usa ornamentos mais delicados, a ponto de usar somente uma flor
em seus cabelos.
Há
ainda uma quarta figura humana na imagem: uma mulher negra, de aparência
servil, que está em movimento, com o rosto virado na direção de uma das
mulheres sentadas, provavelmente atenta a uma ordem. Usa trajes menos delicados
que as outras mulheres, e também diferente das outras, não está descalça.
Também usa jóias, mas em menor quantidade, comparado ás outras mulheres. As
quatro figuras encontram-se em um ambiente informal, em um cômodo de um
apartamento. No chão há alguns tapetes e almofadas, mas estes não cobrem
completamente o chão do cômodo; as paredes são feitas de azulejos em tons de
azul e amarelo e há também um armário parcialmente aberto, com portas
alaranjadas que estão entreabertas, mostrando que o conteúdo do armário é algo
feito de vidro ou metal, pois possui brilho. O apartamento também possui um
espelho na parede e uma espécie de cortina feita de um material mais forte, que
aparentemente separa o compartimento no qual as mulheres estão de outro.
O
quadro transmite a ideia de exótico, mulheres orientais em um ambiente
oriental, que pela luz e posição das três mulheres transmite calma, mas também
sensualidade. Quanto ao estilo da pintura em geral, observa-se uma composição
assimétrica, com predomínio de cores escuras em algumas áreas, mas também tons
pastel, resultantes de uma fonte de luz natural, realista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário